A BR 153, também conhecida como Rodovia Transbrasiliana, é uma das maiores rodovias do Brasil, percorrendo cerca de 3.585 quilômetros e conectando a região norte à sul, de Marabá (PA) até Aceguá (RS).
Sua vasta extensão a torna a quinta maior rodovia do país, atravessando oito estados e servindo como um corredor para o transporte de cargas e passageiros, além de ligar importantes centros urbanos e regiões turísticas.
Inaugurada nos anos 1960, a BR-153 tem uma rica história que reflete o desenvolvimento e a integração nacional. Originalmente chamada de BR-14, ela foi renomeada em homenagem ao Presidente João Goulart e também é referida como Rodovia Belém-Brasília em certos trechos, destacando seu papel no plano de integração do presidente Juscelino Kubitschek.
A BR-153 impulsionou o crescimento econômico das regiões por onde passa e se tornou uma rota para acessar diversas atrações naturais e culturais do Brasil.
E, é claro, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a BR 153, vem com a Kartado.
Conteúdo:
ToggleHistória da BR 153
A BR 153, uma das rodovias mais importantes e extensas do Brasil, é carregada de história e relevância para o desenvolvimento e integração nacional. Conhecida também como Rodovia Transbrasiliana, estabelece uma conexão entre o norte e o sul do país, estendendo-se por aproximadamente 3.585 quilômetros.
Oficialmente denominada Rodovia Presidente João Goulart, em homenagem ao ex-presidente brasileiro, atravessa diversos estados, marcando a paisagem brasileira com sua presença significativa.
A sua construção foi parte de um grande esforço de integração nacional durante o governo de Juscelino Kubitschek, conhecido por seu plano de metas que incluía a construção de Brasília.
Ao longo dos anos, a BR-153 passou por diversas mudanças, tanto em nomenclatura quanto em extensão, refletindo as transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil.
Seu trajeto liga regiões de importância histórica, econômica e turística, fazendo dela super necessária para o transporte de cargas e passageiros, além de ser um elo para a economia brasileira, ligando importantes centros agrícolas, industriais e comerciais.
Em que ano foi construída a BR-153?
A construção da BR-153, como parte do grande projeto de integração nacional iniciado na década de 1950, foi marcada por diferentes fases e períodos de desenvolvimento.
A ideia de uma rodovia que conectasse o norte ao sul do país ganhou força durante o governo de Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil entre 1956 e 1961. Kubitschek é amplamente reconhecido por seu plano de metas, que tinha como slogan “Cinquenta anos em cinco”, e priorizava o desenvolvimento da infraestrutura nacional, incluindo a expansão da rede rodoviária.
No entanto, a construção da BR-153 como a conhecemos hoje se estendeu por vários anos, avançando durante as décadas de 1960 e 1970. Não há uma data única que marque o início da construção de toda a extensão da rodovia, dada a sua grande escala e o fato de que diferentes trechos foram sendo construídos e inaugurados em momentos distintos.
Além disso, a rodovia continuou a receber melhorias, expansões e obras de duplicação em anos subsequentes, adaptando-se às crescentes necessidades de transporte e às mudanças no panorama econômico e social do país.
A rodovia passou por várias denominações ao longo do tempo, refletindo mudanças políticas e homenagens a importantes figuras nacionais. Sua designação como Rodovia Presidente João Goulart, por exemplo, é uma homenagem póstuma ao presidente deposto pelo golpe militar de 1964, reafirmando seu papel na história e na memória nacional.
Qual o percurso da BR 153? Quais repartições?
A BR 153 percorre um vasto trecho do território brasileiro, de Marabá, no estado do Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.
Ao longo de seu percurso, a rodovia atravessa os estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conectando importantes cidades e regiões do país.
No Pará, a rodovia inicia em Marabá, passando por São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia, antes de adentrar o estado do Tocantins, onde serve como principal via de ligação para cidades como Araguaína e Colinas do Tocantins.
Atravessando o estado de Goiás, conecta cidades como Anápolis e Goiânia, seguindo para Minas Gerais, onde passa por cidades menores até alcançar o estado de São Paulo. Lá, a rodovia passa por importantes municípios como São José do Rio Preto, Marília e Ourinhos.
Continuando para o sul, no Paraná, a rodovia ainda apresenta trechos planejados e não construídos entre a Rodovia do Café Governador Ney Braga e Imbituva. Em Santa Catarina, a BR 153 segue em direção ao Rio Grande do Sul, passando por Erechim e finalizando em Aceguá, na fronteira com o Uruguai.
A BR-153 é também uma rota de acesso a importantes regiões turísticas, como Caldas Novas e a Chapada das Mesas, além de ser uma via de escoamento para a produção agrícola e industrial.
A diversidade de paisagens e regiões atravessadas pela BR-153 reflete a riqueza cultural e natural do Brasil, destacando a importância desta rodovia não apenas para a economia, mas também para a história e a identidade nacional.
Com trechos que variam em qualidade e desenvolvimento, a BR-153 é um retrato vivo das necessidades e desafios enfrentados pelo país em termos de infraestrutura e integração territorial.
Onde começa e onde termina a BR 153?
A BR-153, uma das principais rodovias do Brasil e inicia seu percurso na cidade de Marabá, no estado do Pará, e estende-se até o município de Aceguá, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.
Este trajeto atravessa o país de norte a sul, cobrindo uma distância total de aproximadamente 3.585 quilômetros. Ao longo de seu percurso, a BR-153 atravessa diversos estados brasileiros, conectando o Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e finalmente o Rio Grande do Sul.
Onde a BR 153 é duplicada?
A duplicação da BR-153 é um aspecto visto para melhorar a segurança, a capacidade e a eficiência do tráfego ao longo desta importante rota. Atualmente, algumas seções da rodovia já foram duplicadas, refletindo o esforço contínuo do governo e de concessionárias para aprimorar a infraestrutura rodoviária brasileira.
Entre as seções duplicadas, destaca-se o trecho entre Goiânia e Itumbiara, no estado de Goiás. Essa duplicação, concluída, melhora significativamente a conexão entre a capital goiana e o sul do estado, facilitando o fluxo de veículos e aumentando a segurança para os usuários da rodovia.
No estado de São Paulo, a concessionária Triunfo Transbrasiliana começou, em 2021, as obras de duplicação de um segmento importante da BR-153. O projeto abrange o trecho do km 74+900 ao km 99+800, estendendo-se de Bady Bassitt até José Bonifácio. Essa duplicação visa atender à crescente demanda de tráfego na região, oferecendo melhores condições de viagem e reduzindo os riscos de acidentes em um dos corredores rodoviários mais movimentados do estado.
Além disso, a duplicação da BR-153 no Norte de Goiás está planejada para ser concluída até 2046. Esse projeto de longo prazo reflete o reconhecimento da importância da rodovia para a ligação do norte com outras regiões do Brasil, promovendo o desenvolvimento local e facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial.
Essas duplicações são parte de um conjunto mais amplo de melhorias e expansões planejadas para a BR-153, demonstrando o comprometimento com a modernização da infraestrutura rodoviária brasileira.
Quais são os pontos extremos da Rodovia Transbrasiliana?
Os pontos extremos da Rodovia Transbrasiliana estendem-se do norte ao sul do Brasil, demonstrando a amplitude e a importância desta via para a integração nacional. O ponto de partida ao norte localiza-se em Marabá, no estado do Pará.
A cidade é Marabá é um importante centro logístico e econômico da região, servindo como ponto de convergência para diversas atividades comerciais e industriais. O ponto final ao sul encontra-se em Aceguá, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.
Este extremo sul marca o término da BR-153 e também destaca sua função como uma rota de acesso internacional, facilitando o comércio e a movimentação de pessoas entre o Brasil e seus vizinhos do Mercosul.
Principais concessões na rodovia Transbrasiliana
A Rodovia Transbrasiliana atravessa uma extensa parte do Brasil, desempenhando impacto direto na conexão do norte ao sul do país. Ao longo dos anos, diferentes trechos desta rodovia foram concedidos à iniciativa privada, com o objetivo de melhorar a infraestrutura, a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos usuários.
Essas concessões têm sido fundamentais para a modernização e manutenção da rodovia, trazendo benefícios significativos tanto para motoristas quanto para as comunidades locais.
Empresas controladoras
Um dos principais exemplos de concessão na Rodovia Transbrasiliana é a gestão feita pela TPI – Triunfo Participações e Investimentos S.A. no estado de São Paulo. O trecho objeto da concessão compreende a BR-153/SP, desde a divisa MG/SP até a divisa SP/PR, totalizando uma extensão de 321 Km.
A concessão iniciou-se em 18 de fevereiro de 2008, com um prazo estipulado de 25 anos, e a cobrança de pedágio começou em 18 de dezembro do mesmo ano. A previsão é que a tarifa de pedágio seja reajustada anualmente, sempre no dia 18 de dezembro.
Investimentos nas concessões
Um exemplo de investimento na Rodovia Transbrasiliana é o previsto no Paraná, onde o Lote 2 das novas concessões rodoviárias inclui a duplicação de 174 km entre Jaguariaíva e Jacarezinho. Esta obra fortalecerá o Norte Pioneiro, melhorando a ligação dessa região com Curitiba e o Porto de Paranaguá.
A duplicação beneficiará diretamente a PR-092 e a BR-153, passando por importantes municípios e aumentando significativamente a capacidade e a segurança da rodovia.
Além da duplicação, estão previstos a implantação de 45 novos viadutos e 25 passarelas, melhorando o acesso e a circulação tanto para veículos quanto para pedestres.
Tais melhorias servem para estimular o desenvolvimento econômico regional, facilitar o escoamento de produtos e promover uma viagem mais confortável e segura para todos que transitam pela Rodovia Transbrasiliana.
As concessões na Rodovia Transbrasiliana são um modelo de parceria entre o setor público e privado que tem se mostrado interessante a fim de aprimorar a infraestrutura rodoviária no Brasil.
Com o compromisso das empresas concessionárias e o apoio do governo, espera-se que a rodovia continue a ser modernizada e a oferecer serviços aos seus usuários, contribuindo para a integração e o desenvolvimento do país.
Benefícios da concessão
As concessões na Rodovia Transbrasiliana oferecem diversos benefícios, incluindo:
- Melhoria da infraestrutura: As empresas concessionárias são responsáveis por realizar obras de ampliação, manutenção e modernização, como duplicações, construção de viadutos e passarelas.
- Aumento da segurança: Com investimentos em sinalização, fiscalização e serviços de apoio ao usuário, as concessões contribuem para a redução de acidentes e maior segurança viária.
- Serviços de qualidade: As concessionárias oferecem serviços como socorro mecânico, atendimento médico emergencial e informações aos usuários, melhorando a experiência de viagem na rodovia.
Software Kartado transformado a infraestrutura rodoviária
A Kartado está na vanguarda da transformação da infraestrutura brasileira, oferecendo uma solução inovadora por meio de seu aplicativo dedicado a concessionárias de rodovias.
O app da Kartado facilita a execução de Relatório Diário de Obras (RDO), apontamentos, gestão de recursos, equipes, entre outras funcionalidades para o sucesso de projetos de grande escala.
Nossa ferramenta digital tem se mostrado indispensável para muitas concessionárias, permitindo-lhes não apenas acompanhar o progresso das obras em tempo real, mas também otimizar o uso de recursos e melhorar a coordenação de equipes. Além disso, cumprimos com todas as obrigações do SIGACO.
Por meio da implementação dessas tecnologias, a Kartado está não apenas ajudando a modernizar a infraestrutura viária do Brasil, mas contribuindo para a disseminação do conhecimento e práticas de gestão no setor.
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Curiosidades sobre a BR 153
A BR 153 não é apenas uma das principais rodovias do Brasil por sua extensão e importância econômica, mas também é repleta de curiosidades que destacam sua singularidade.
Por isso, confira, abaixo, quais são as principais delas:
1. Diversidade de nomes
Conhecida como Rodovia Transbrasiliana, a BR-153 recebe diferentes denominações ao longo do seu trajeto, refletindo a cultura e a história das regiões que atravessa.
Entre seus vários nomes estão Rodovia Belém-Brasília, Rodovia Presidente João Goulart e Rodovia Senador Silveira Martins.
2. Extensão notável
Com cerca de 3.585 quilômetros de extensão, a BR-153 é a quinta maior rodovia do Brasil, conectando o norte ao sul do país e atravessando oito estados brasileiros.
3. Papel na integração nacional
A rodovia foi super necessária para a integração do interior do Brasil, principalmente durante o período de expansão e desenvolvimento do país no século XX, contribuindo para o crescimento econômico das regiões por onde passa.
4. Variedade de paisagens
Ao viajar pela BR-153, os usuários experimentam diversos tipos de paisagens, desde a vegetação densa do Norte, passando pelo cerrado do centro-oeste, até os campos do sul.
5. Acesso a destinos turísticos
Além de seu papel econômico, a BR-153 é uma rota de acesso a inúmeros destinos turísticos brasileiros, incluindo estâncias termais, parques nacionais e cidades históricas, evidenciando sua importância também para o turismo no Brasil.
Dentre os principais destinos, podemos citar: Caldas Novas em Goiás e a região das águas termais no Rio Grande do Sul.
Mapa da BR 153
O mapa da BR-153, uma das rodovias mais longas e importantes do Brasil, detalha um trajeto que se estende por aproximadamente 3.585 quilômetros, atravessando o país de norte a sul, desde Marabá, no estado do Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.
O mapa da rodovia mostra uma diversidade de paisagens e contextos econômicos, passando por importantes centros urbanos, áreas agrícolas produtivas e pontos turísticos.
Entre as cidades importantes ao longo de seu percurso estão Araguaína (TO), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), Marília (SP) e Passo Fundo (RS), cada uma contribuindo para a relevância da BR-153 como um corredor de desenvolvimento econômico e social.
E então, mais alguma dúvida sobre a BR 153?
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