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BR 158: onde começa, termina, tamanho, mapa, cidades e história 

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Fonte Google Maps

A BR 158 é uma das rodovias federais mais importantes do Brasil, estendendo-se por aproximadamente 3.946 km.  

Esta estrada longitudinal conecta a Avenida Araguaia, em Redenção, no Pará, ao sul, na Avenida Almirante Tamandaré, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Curiosamente, difere de muitas outras rodovias longitudinais por não atravessar nenhuma capital de estado, percorrendo um vasto interior do país.  

A BR-158 é muito importante para o agronegócio, principalmente no Mato Grosso (MT), o maior produtor de grãos do Brasil, além de ser necessária para o transporte de minérios no Pará e para a agricultura e pecuária no sul do país.  

Apesar de seu papel significativo na economia e logística, a rodovia enfrenta desafios, como trechos ainda não pavimentados, que impactam diretamente no custo do transporte e na competitividade dos produtos brasileiros.  

Sua história reflete a expansão da infraestrutura de transporte no Brasil, servindo como uma artéria essencial para o desenvolvimento regional e nacional. 

E, claro, se quiser saber mais sobre a BR 158, vem com a Kartado e confira o guia completo que preparamos sobre o assunto.  

História da BR-158 

A BR 158 é uma das maiores rodovias do Brasil, estendendo-se por quase 3.946 km através do vasto território brasileiro, de norte a sul.  

Sua história remonta ao planejamento de infraestrutura viária nacional do século XX, quando o governo brasileiro, buscando promover o desenvolvimento econômico e a integração territorial do país, iniciou um ambicioso programa de construção de rodovias.  

A BR-158 foi concebida como uma via longitudinal, uma estratégia para conectar diversas regiões produtivas do interior, facilitando o escoamento de produtos agrícolas, pecuários e minerais, essenciais para a economia brasileira. 

A escolha do trajeto da BR-158 teve como objetivo não apenas conectar os extremos norte e sul do país, mas também atravessar estados de grande relevância agrícola e mineral, como o Mato Grosso e o Pará.  

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Fonte: Estradas

Diferente de muitas outras rodovias federais, a BR-158 foi planejada para passar por fora das capitais estaduais, focando no desenvolvimento do interior e na conexão de polos regionais de produção. 

Ao longo dos anos, a BR-158 tem sido fundamental para o desenvolvimento das regiões por onde passa, sobretudo no Mato Grosso, onde se tornou uma  necessidade para o escoamento da produção de grãos, e no Pará, importante para o transporte de minérios. 

 Entretanto, a rodovia também revelou desafios, como trechos ainda não pavimentados e a necessidade constante de manutenção, o que reflete as dificuldades de infraestrutura em um país de dimensões continentais como o Brasil. 

Quem fez a BR-158? 

A construção da BR-158 foi uma iniciativa do governo federal brasileiro, coordenada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e seus predecessores. 

 O projeto foi parte de um programa mais amplo de desenvolvimento de infraestrutura viária nacional, visando promover a integração e o desenvolvimento econômico de diferentes regiões do país. O envolvimento do DNIT na supervisão e na execução das obras garantiu que a rodovia atendesse às necessidades de transporte e logística do Brasil. 

A construção da BR 158 contou com a participação de diversas empreiteiras e empresas de engenharia, contratadas pelo governo para realizar as obras. Essas empresas foram responsáveis por diferentes trechos da rodovia, trabalhando em etapas que demandaram extenso planejamento, terraplenagem, pavimentação e manutenção.  

A complexidade do projeto exigiu não apenas a construção da pista em si, mas também de pontes, viadutos e adaptações ao relevo e às condições ambientais específicas de cada região. 

Ao longo das décadas, a BR 158 passou por diversas fases de construção, expansão e manutenção, refletindo o compromisso contínuo do governo e das empresas envolvidas em sua execução.  

A colaboração entre o setor público e privado tem sido fundamental para superar os desafios impostos pela geografia diversificada do Brasil e garantir que a rodovia continue cumprindo seu papel estratégico no desenvolvimento econômico e na integração nacional. 

Qual é o nome da BR-158? 

A BR-158 é conhecida  também como o Corredor da Soja ou Rodovia da Morte. O nome “BR-158” reflete sua classificação no sistema rodoviário nacional, indicando que se trata de uma rodovia de abrangência nacional, de responsabilidade do governo federal.  

Essa designação é parte do sistema de rodovias do Brasil, onde “BR” se refere a “Brasil”, seguido de um número que identifica a rodovia.   

Quem é responsável pela BR 158? 

Grande parte da responsabilidade pela BR 158 é do governo federal brasileiro, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O DNIT é o órgão responsável pela administração das rodovias federais no Brasil, o que inclui tarefas como a manutenção, a conservação, a expansão e a fiscalização das vias. No entanto, também existem concessionárias atuando em alguns trechos. 

A instituição trabalha para assegurar que a BR-158 e outras rodovias federais permaneçam seguras para o tráfego de veículos, sendo a base para o desenvolvimento econômico e a integração nacional.  

Devido à importância da BR-158 para o escoamento da produção agrícola, pecuária e mineral, além de seu papel na conectividade entre diferentes regiões, o DNIT prioriza esforços para melhorar e manter sua infraestrutura, enfrentando desafios como trechos não pavimentados e a necessidade de modernização da rodovia. 

Em que ano foi construída a BR-158? 

A construção da BR-158 não foi um projeto realizado em um único ano, mas sim um processo contínuo que se iniciou nas décadas de 1950 e 1960, como parte do esforço de expansão da malha rodoviária nacional promovido pelo governo brasileiro.  

Dado o extenso percurso da rodovia e as variadas geografias que atravessa, a construção de seus trechos ocorreu em diferentes fases, estendendo-se ao longo de vários anos. Alguns segmentos foram priorizados de acordo com as necessidades de desenvolvimento econômico e integração regional da época, enquanto outros foram sendo adicionados ou melhorados posteriormente. 

Qual o percurso da BR-158? Estados que passa 

Seu percurso cobre uma vasta diversidade de paisagens, desde regiões agrícolas de grande produção até áreas de importante valor ecológico e econômico, como zonas de mineração. 

A rodovia inicia no estado do Pará, na região Norte do Brasil, e se estende até o extremo sul do país, no estado do Rio Grande do Sul, passando por diversos estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. 

Ao longo de seu trajeto, a BR-158 conecta importantes cidades e regiões produtivas, servindo como uma artéria para o transporte de produtos agrícolas, pecuários e minerais. Ela passa por áreas chave do agronegócio, como o Mato Grosso, que é o maior produtor de grãos do país, e atravessa regiões com intensa atividade de mineração, como no Pará.  

Onde começa e onde termina a BR-158? 

A BR-158 tem seu ponto de partida na cidade de Redenção, no estado do Pará, localizada na região Norte do Brasil. Esta cidade serve como o portal norte da rodovia, situando-se numa região marcada pela sua relevância agrícola e proximidade a importantes áreas de mineração.  

Iniciar a BR-158 em Redenção simboliza a importância da rodovia para o escoamento da produção local e a conexão de regiões remotas com o restante do país. 

O término da BR-158 ocorre no sul do Brasil, na cidade de Santana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul. Esta cidade fronteiriça marca o ponto final da rodovia no território brasileiro e simboliza a ligação do Brasil com o Uruguai, contribuindo para o fortalecimento das relações comerciais e culturais entre os dois países.  

A localização estratégica de Santana do Livramento, na fronteira, destaca a função da BR-158 como um corredor de exportação e importação para o sul do Brasil e para o Mercosul. 

Onde a BR-158 é duplicada? 

A BR-158, dada a sua extensão e importância, possui trechos duplicados para melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança rodoviária.  

No entanto, a maior parte da rodovia mantém-se como via simples, refletindo desafios logísticos, financeiros e ambientais inerentes ao seu extenso percurso.  

Duplicação da BR-153 em Gurupi (TO) facilitará escoamento da produção no sul do Tocantins 

A duplicação da BR-153 em Gurupi, no sul do Tocantins, é um marco significativo para o escoamento da produção agrícola e pecuária da região, reforçando a importância dessa rodovia no desenvolvimento econômico do Brasil Central. 

Iniciadas em setembro de 2023, essas obras prometem transformar a logística do transporte e a mobilidade na área, facilitando o fluxo de mercadorias e pessoas entre o Tocantins e Goiás. 

 Sob responsabilidade da concessionária Ecovias do Araguaia, o projeto inclui a duplicação de quase 13 quilômetros de pistas, além da construção de retornos, passagens inferiores e superiores, passarelas para pedestres e viadutos, beneficiando diretamente as populações de Gurupi e Aliança do Tocantins. 

Este projeto, destacado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, como transformador, não apenas atende ao crescimento produtivo da região, mas também sinaliza o compromisso do governo em fortalecer a infraestrutura nacional.  

O investimento, parte do Novo PAC, inclui um orçamento de cerca de R$ 420 milhões para manutenção, construção e adequação de rodovias no Tocantins até dezembro de 2023, evidenciando um aumento significativo em relação ao ano anterior.  

Com um total de R$ 2,9 bilhões destinados às intervenções viárias no estado, o governo federal reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura de transportes, crucial para o avanço econômico e social do Tocantins e do país como um todo. 

 Duplicação da BR-153, no Norte goiano, vai até 2046 

As obras de duplicação da BR-153, que se estendem pelo norte goiano, representam um projeto de longo prazo com previsão de conclusão até o ano de 2046. Este empreendimento ambicioso é um reflexo do compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura rodoviária do Brasil. 

É uma das principais artérias do sistema rodoviário brasileiro, estendendo-se do sul ao norte, e desempenha um papel crucial na integração nacional, no desenvolvimento econômico e no escoamento da produção agrícola e industrial.  

A duplicação desta rodovia, especialmente no trecho norte de Goiás, visa não apenas aprimorar a logística e o transporte entre as regiões Centro-Oeste e Norte, mas também aumentar a segurança para motoristas e reduzir significativamente o número de acidentes. 

Ao longo de quase três décadas de trabalho, espera-se que a duplicação da BR-153 transforme a experiência de viagem, promova o crescimento econômico e reforce a posição do Brasil como uma nação com uma das principais redes de transporte rodoviário da América Latina. 

Principais concessões rodoviárias na BR-158 

A concessão de trechos da BR-158, juntamente com a MS-112 e BR-436 em Mato Grosso do Sul, representa um marco importante na infraestrutura rodoviária do estado, envolvendo uma parceria estratégica entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Grupo Way Brasil.  

Esta concessão, firmada em 24 de março de 2023, é parte de um esforço maior para melhorar e manter a infraestrutura viária, proporcionando um tráfego mais seguro e eficiente, além de impulsionar o desenvolvimento econômico regional. 

O Grupo Way Brasil, conhecido pela sua gestão da MS-306 desde 2019, assume agora a responsabilidade por 412,8 quilômetros de rodovias que atravessam cidades chave como Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, localizadas na região nordeste de Mato Grosso do Sul.  

Este projeto inclui a manutenção viária, melhorias no tráfego, aumento da capacidade rodoviária e a implementação de seis praças de pedágio com tarifas variando entre R$4 e R$10,70, com base nos valores de julho de 2021. 

A importância desta concessão é ressaltada pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que destaca as melhorias previstas como acréscimos de terceira faixa, acostamentos, além de apoio e suporte ao usuário através de ambulâncias, guinchos e conectividade – um aspecto inovador nos contratos de concessão.  

A parceria com uma operadora de telefonia para oferecer serviços de Internet 4G ao longo da rodovia é um exemplo dessa inovação, aumentando a segurança e a comodidade para os usuários. 

O projeto de concessão prevê a construção de seis bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), além de unidades operacionais da Polícia Rodoviária Militar e Federal, e a reforma de instalações existentes.  

No primeiro ano, o foco será a recuperação do pavimento, com instalação de radares, sensores e a recuperação total do pavimento programada para os anos subsequentes. 

Este projeto não apenas melhora a infraestrutura rodoviária, mas também tem um impacto significativo no desenvolvimento econômico local. 

 A estimativa é que a operação gere cerca de R$2 milhões em impostos para cada município afetado, além de criar 300 empregos diretos e 2.000 indiretos. Ao longo dos 30 anos de concessão, estão previstos investimentos da ordem de R$3,5 bilhões. 

A concessão inclui também a gestão de 3,8 quilômetros da ponte rodoferroviária, que promete trazer mais agilidade, segurança e abrir novas possibilidades logísticas para a região. Este trecho, sob administração da União, foi delegado ao Estado em uma colaboração entre o Governo Estadual e Federal, enfatizando a importância de parcerias estratégicas para o avanço da infraestrutura nacional. 

Os pontos específicos onde serão construídas as praças de pedágio incluem locais estratégicos ao longo da BR-158 e nas rodovias MS-112 e BR-436, garantindo a manutenção e a segurança necessárias ao longo dessas vias essenciais para a região.  

Este projeto representa um investimento significativo na infraestrutura rodoviária de Mato Grosso do Sul, oferecendo benefícios imediatos e de longo prazo para a mobilidade, a segurança e a economia da região. 

Kartado: parceira das concessionárias rodoviárias 

A Kartado é uma solução inovadora no mercado, desenvolvida para atender concessionárias de rodovias, oferecendo um software de gestão de obras, recursos e ativos.  

Com uma interface fácil de usar e funcionalidades avançadas, o software da Kartado se destaca por facilitar a conformidade com todas as regulamentações do Sistema de Gestão de Ativos da Concessão (SIGACO), assegurando que todos os projetos estejam alinhados com os padrões exigidos pelos órgãos reguladores. 

Mapa da BR 158 

Confira, abaixo, o mapa da BR 158. 

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Fonte: Wikipedia

Além disso, conheça mais artigos de nosso blog: BR 101, BR 381, BR 230, BR 163, BR 277, BR 153 e BR 116

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