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BR 277: onde começa, termina, tamanho, mapa, cidades e história 

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Fonte: Google Maps

A BR 277, apelidada de “Grande Estrada”, é uma rodovia federal transversal do Brasil, com uma rica história e uma extensão de 732,2 quilômetros. Inaugurada em março de 1969, conecta o Porto de Paranaguá, um vital ponto de comércio e navegação, até a Ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu, estabelecendo um corredor estratégico até o Paraguai e além.  

Seu percurso inteiramente paranaense atravessa a majestosa Serra do Mar, campo, cidades e o interior do estado, ligando o leste ao oeste. Está entre as maiores rodovias do Brasil

O segmento entre Paranaguá e Curitiba, conhecido como Rodovia do Café Governador Ney Braga, é particularmente notável por transpor a Serra do Mar, uma obra que demandou soluções engenhosas e marcou um desenvolvimento para o Paraná.  

A BR-277 não só impulsionou o crescimento econômico ao melhorar o escoamento de produtos, como catalisou o turismo e a urbanização em seu entorno, tornando-se parte integral da Rodovia Panamericana, que liga o Peru ao Atlântico. Este feito de engenharia e planejamento reflete o espírito de progresso e integração que caracteriza a história do Brasil. 

E, claro, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a BR 277. Vem com a Kartado.  

História da BR 277 

A BR-277, conhecida como “Grande Estrada”, é uma das rodovias federais mais emblemáticas do Brasil, com uma história rica que espelha o desenvolvimento e o progresso do estado do Paraná e do país como um todo. Inaugurada em março de 1969, a BR-277 se estende por 732,2 quilômetros. 

Este corredor transversal é de suma importância para o transporte de cargas e passageiros, conectando o Atlântico ao interior do país e, por extensão, ao Mercosul, atravessando uma diversidade de paisagens, desde a imponente Serra do Mar até as planícies do oeste paranaense.  

Sua construção foi uma resposta às necessidades de infraestrutura para suportar o crescimento econômico e facilitar a integração regional e nacional. 

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Fonte: ANTT

Mas, quem fez a BR-277? A construção da BR-277 foi um marco realizado pelo Governo do Estado do Paraná, sob a liderança do governador Ney Braga, e executada pela empresa Lysimaco da Costa & Irmão.  

Os trabalhos iniciaram em 5 de maio de 1950, após a urgente demanda por uma via que melhorasse a locomoção e o transporte de cargas entre o porto de Paranaguá e a capital, Curitiba, e outros destinos importantes do estado e do país. 

A superação dos desafios técnicos, principalmente na transposição da Serra do Mar, é uma das páginas mais fascinantes da história da BR-277. Engenheiros, trabalhadores e máquinas enfrentaram condições diversas, incluindo o clima chuvoso, para pavimentar um caminho que se tornaria tão importante para o Paraná.  

Qual é o nome da BR 277? 

A BR-277 é oficialmente denominada Rodovia do Café Governador Ney Braga entre Paranaguá e Curitiba, em homenagem a Ney Braga, governador do Paraná, que desempenhou um papel importante em sua construção e inauguração.  

Este nome celebra a importância da rodovia para o escoamento da produção de café, um dos principais produtos de exportação do Brasil na época, mas também honra a memória de um político cuja visão contribuiu para o progresso do estado e do país. 

A nomenclatura “Grande Estrada” reflete o impacto monumental da BR 277 na conexão entre diferentes regiões do Paraná e na facilitação do acesso ao Porto de Paranaguá.  

Além disso, a rodovia é um componente chave da Rodovia Panamericana, conectando-se a uma rede que se estende por vários países da América do Sul, reforçando seu status como uma das vias mais importantes do continente. 

Qual o percurso da BR 277? 

A BR-277, conhecida por sua importância estratégica que percorre o estado do Paraná de leste a oeste, iniciando no Porto de Paranaguá e terminando na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu.  

Este percurso de aproximadamente 732,2 quilômetros interliga não apenas as regiões costeira e fronteiriça do estado, mas também importantes centros urbanos, áreas rurais produtivas e diversos destinos turísticos. 

Ao sair de Paranaguá, a rodovia avança em direção a Curitiba, cortando a Serra do Mar e proporcionando vistas deslumbrantes do litoral paranaense. Após passar por Curitiba, a BR-277 segue para o interior, atravessando cidades como Campo Largo, Palmeira, Irati, Prudentópolis, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel, antes de chegar à Foz do Iguaçu.  

Quais as intersecções da BR 277? 

A BR-277 possui várias intersecções importantes ao longo de seu percurso, conectando-se com outras rodovias federais e estaduais que facilitam o acesso a diferentes regiões do Paraná e além.  

Essas intersecções são importantes para o sistema de transporte rodoviário, permitindo a integração de rotas e o fluxo de veículos, cargas e passageiros. 

  • BR-376 em Curitiba: Conhecida como Rodovia do Café, essa intersecção é crucial para quem segue para o norte do estado ou para outros estados do sul do Brasil. 
  • BR-153 em Irati: Essa conexão facilita o acesso ao interior do Paraná e, seguindo para o norte, leva aos estados de São Paulo, Minas Gerais e além. 
  • BR-373 em Prudentópolis: Interliga a BR-277 a importantes regiões agrícolas do centro-sul do Paraná, além de proporcionar uma rota alternativa para chegar a Curitiba. 
  • BR-466 em Guarapuava: Serve como um ponto de ligação para o norte do estado e para o sul de São Paulo. 
  • BR-158 em Laranjeiras do Sul: Esta intersecção é um elo importante para o sudoeste do Paraná e para a região oeste de Santa Catarina. 
  • PR-471, BR-163, BR-369, PR-180, PR-586 em Cascavel: Estas rodovias estaduais e federais que se cruzam em Cascavel são fundamentais para o escoamento da produção agrícola e industrial da região oeste do Paraná. 
  • PR-590 em Matelândia e PR-495 em Medianeira: Facilitam o acesso a áreas locais e turísticas próximas a Foz do Iguaçu. 
  • PR-497 em São Miguel do Iguaçu: Conecta a BR-277 a regiões próximas à fronteira com o Paraguai e à Argentina. 
  • BR-600 em Foz do Iguaçu: Representa a última intersecção antes da Ponte Internacional da Amizade, sendo um ponto chave para o comércio e turismo internacional. 

Essas intersecções destacam a BR-277 a integração rodoviária do Mercosul, facilitando o acesso entre o Brasil, Paraguai e Argentina, além de vincular importantes rotas comerciais e turísticas regionais. 

Onde começa e onde termina a BR 277? 

A BR-277, uma rodovia federal transversal de grande importância no Brasil, inicia seu trajeto no Porto de Paranaguá, no litoral do estado do Paraná. O porto é um dos mais importantes do Brasil, servindo como um ponto para o escoamento da produção agrícola e industrial do país, além de ser um marco histórico e turístico da região.  

A partir de Paranaguá, a rodovia avança em direção ao oeste, atravessando o estado do Paraná em seu sentido leste-oeste, até alcançar a Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. 

Onde a BR 277 é duplicada? Onde são os entroncamentos? 

A BR-277 possui vários trechos duplicados ao longo de seu percurso. Os segmentos duplicados incluem o trecho de Paranaguá até a interseção com a BR-376, próximo a Curitiba, passando pela majestosa Serra do Mar; o trecho em Cascavel; além dos segmentos entre Guarapuava e Matelândia até Foz do Iguaçu.  

Essas duplicações visam melhorar a segurança, a capacidade e a eficiência do tráfego rodoviário, facilitando o transporte de cargas e o deslocamento de pessoas. 

Quem é responsável pela BR 277? 

A responsabilidade pela administração, manutenção e operação da BR-277 é compartilhada entre o Governo Federal do Brasil, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e diversas empresas privadas, através de contratos de concessão.  

O DNIT, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura, é o órgão responsável por coordenar o planejamento e a execução das políticas de infraestrutura de transportes rodoviários no Brasil.  

Como tal, o DNIT supervisiona as atividades relacionadas à construção, manutenção e operação das rodovias federais, incluindo a BR-277. 

Por outro lado, parte da BR-277 foi concedida a empresas privadas, que operam determinados trechos da rodovia sob contratos de concessão. Essas empresas são responsáveis pela manutenção, operação e pela execução de obras de melhorias e expansão, como duplicações, construção de viadutos e passarelas, além da gestão de praças de pedágio.  

Essas concessões visam melhorar a qualidade e a segurança da infraestrutura rodoviária, oferecendo serviços mais eficientes aos usuários, como atendimento de emergência, socorro mecânico e informações. 

Entre as empresas que já foram responsáveis por trechos da BR-277, estão a Ecovia Caminho do Mar S.A., que operou o segmento entre Paranaguá e Curitiba, e a Ecocataratas, focada no trecho entre Guarapuava e Foz do Iguaçu.  

As concessões são parte de um modelo de parceria público-privada (PPP) que busca combinar a eficiência operacional do setor privado com a supervisão e o planejamento estratégico do setor público, garantindo assim a manutenção e a melhoria contínua da infraestrutura rodoviária. 

A gestão compartilhada da BR-277 reflete um esforço conjunto para promover o desenvolvimento econômico e a integração regional, assegurando que uma das rodovias mais importantes do Paraná continue a servir como uma via para o transporte de cargas e passageiros. 

Principais concessões na Rodovia do Café Governador Ney Braga 

A Rodovia do Café Governador Ney Braga representa um marco na infraestrutura rodoviária do Paraná, especialmente entre o Litoral e Curitiba. Recentemente, um desenvolvimento significativo promete inaugurar uma nova era para essa via e outras estradas federais e estaduais no estado. 

Início da concessão da BR 277 

No dia 26 de fevereiro de 2024, foi assinada a Ordem de Serviço, marcando o início da gestão pela EPR Litoral Pioneiro do trecho da BR-277 que inclui a descida da Serra do Mar, conectando Curitiba ao Litoral, num contrato de 30 anos.  

A empresa iniciou sua operação à meia-noite de 28 de fevereiro, assumindo uma responsabilidade pela administração deste importante corredor rodoviário. 

Apesar do começo da operação, as cobranças de pedágio serão retomadas apenas no final de março, com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) anunciando as datas e tarifas específicas com antecedência. Este intervalo permite a transição para a nova administração sem impacto imediato aos usuários da rodovia. 

A concessionária EPR Litoral Pioneiro planeja investir R$ 10,8 bilhões em melhorias significativas ao longo de 605 quilômetros de rodovias federais e estaduais.  

Esses investimentos abrangem 350 quilômetros de duplicação e uma série de obras estruturais destinadas a ampliar a capacidade da via, melhorar a segurança e oferecer serviços adicionais aos usuários, como atendimento médico e mecânico e áreas de descanso para caminhoneiros. 

Esse projeto de concessão é descrito como uma mudança paradigmática por autoridades estaduais, simbolizando a transição de um modelo de pedágio convencional para um sistema que enfatiza tarifas mais acessíveis, melhorias tangíveis e a expansão da infraestrutura rodoviária.  

Dessa forma, essa abordagem coloca o Paraná na vanguarda do desenvolvimento de concessões rodoviárias no Brasil, oferecendo um modelo que pode inspirar outros estados. 

Impacto regional e obras em Paranaguá 

Especificamente, Paranaguá verá uma série de intervenções, começando imediatamente com ações de manutenção e segurança.  

Além disso, estão programadas obras significativas, como a duplicação da via de acesso ao porto e a implementação de vias marginais, ciclovias e viadutos, prometendo transformar a infraestrutura local e melhorar a qualidade de vida dos residentes e a experiência dos visitantes. 

Com o início da concessão, a EPR Litoral Pioneiro disponibilizará um atendimento operacional 24 horas, incluindo uma central de atendimento ao usuário. Esse serviço permitirá aos motoristas acessarem informações em tempo real, solicitar assistência em caso de emergência e reportar condições da rodovia, garantindo uma viagem mais segura e conveniente. 

A nova fase de concessão da Rodovia do Café Governador Ney Braga traz uma promessa de modernização e melhorias significativas para a BR-277.  

Com o compromisso de investimentos substanciais e a implementação de serviços essenciais aos usuários, esta iniciativa eleva o padrão das rodovias paranaenses e também reforça o papel da BR-277 no desenvolvimento econômico e na integração regional do Paraná. 

Kartado em projetos de concessões rodoviárias 

A Kartado está revolucionando a gestão de obras rodoviárias no Brasil por meio de nosso software, desenhado para atender e superar os requisitos do Sistema de Gestão de Ativos da Concessão (SIGACO)

Nosso sistema de gestão de obras se tornou estratégico para concessionárias de rodovias, oferecendo soluções completas para a gestão de obras, recursos, ativos e muito mais.  

Com funcionalidades que abrangem desde o Relatório Diário de Obras (RDO) até a gestão avançada de equipes e recursos, o app da Kartado está alinhado com as melhores práticas e normativas do setor, garantindo conformidade em todos os níveis de operação. 

Por meio da implementação deste app, muitas concessionárias estão vivenciando uma transformação na maneira como gerenciam e executam projetos de infraestrutura.  

Nossa plataforma oferece uma visão do progresso das obras, permitindo decisões mais ágeis e precisas, otimização de recursos e uma gestão de ativos mais efetiva. Estamos, portanto, não apenas facilitando a conformidade com o SIGACO, mas também contribuindo para mudar a história da infraestrutura brasileira.  

Com a Kartado, concessionárias em todo o país estão elevando o padrão de qualidade, eficiência e sustentabilidade em obras rodoviárias, marcando o início de uma nova era na infraestrutura nacional. 

O que está esperando para vir conhecer nosso sistema? 

Curiosidades sobre as principais estradas do Paraná 

As rodovias do Paraná são mais do que simples vias de transporte; elas são narrativas vivas da história e do desenvolvimento do estado. Desde os primeiros caminhos traçados no século XVI, essas estradas têm sido essenciais para a ocupação e o povoamento do território paranaense. 

Inicialmente, a economia local, centrada na produção de erva-mate, madeira e pecuária, dependia das estradas carroçáveis e ferrovias para a circulação de riquezas, uma vez que o prolongamento das vias férreas era uma tarefa árdua para o governo da época. 

Um marco significativo na história das rodovias paranaenses é a Estrada da Graciosa (PR-410), parte dos cinco caminhos coloniais que cruzam a Serra do Mar. Concluída em 1873 e reconstruída três décadas depois, esta via foi super necessária para o transporte de mate e outros produtos dos Campos Gerais e Guarapuava até os portos de embarque.  

Outra via notável é a Estrada da Ribeira, que reduziu drasticamente o tempo de viagem entre Curitiba e São Paulo para automóveis, comparado à viagem de trem que duravam 27 horas. 

Além disso, a Estrada do Cerne (atual PR-090) é destacada como uma das maiores construídas no Paraná, servindo como um corredor de escoamento da produção cafeeira do norte do estado até o Porto de Paranaguá.  

Com a pavimentação da Rodovia do Café e a inauguração da Rodovia do Xisto (BR-476), o Paraná consolidou sua infraestrutura rodoviária, facilitando o escoamento de produtos agrícolas e também o desenvolvimento industrial, como a exploração do xisto em São Mateus do Sul. 

Hoje, a rede rodoviária federal e estadual do Paraná abrange mais de 15.861 km, com um compromisso contínuo de manutenção e melhoria, garantindo não só a preservação desse patrimônio histórico como também o suporte ao crescimento econômico e à integração de suas diversas regiões. 

Mapa da BR 277 

A BR-277 é mapeada como uma via que percorre o estado do leste ao oeste. Com início no Porto de Paranaguá, um dos maiores e mais importantes portos do Brasil localizado na costa atlântica do Paraná, esta rodovia estende-se por 732,2 quilômetros até alcançar a Ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. 

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Fonte: Wikipedia

Ao longo do seu percurso, a BR-277 conecta diversas cidades e regiões estratégicas, servindo como um corredor para o transporte de cargas e passageiros. Após sair de Paranaguá, a rodovia segue em direção a Curitiba, atravessando a Serra do Mar, um trecho de notável beleza natural e engenharia.  

Continuando seu trajeto, passa por importantes municípios paranaenses como Campo Largo, Palmeira, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel, até chegar à cidade turística de Foz do Iguaçu. 

O mapa da BR-277 revela uma infraestrutura rodoviária que interliga não apenas importantes pólos econômicos e turísticos dentro do Paraná, mas também proporciona acesso às rotas internacionais, integrando-se à Rodovia Panamericana e facilitando a conexão entre o Mercosul e o Atlântico. 

E então, mais alguma curiosidade sobre a BR 277? Comente conosco.  

Além disso, conheça mais artigos de nosso blog: BR 101, BR 381, BR 230, BR 163, BR 158, BR 153 e BR 116

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