
Sobre a Dalba Engenharia
A Dalba Engenharia atua há aproximadamente 20 anos no mercado, com diversas e grandes obras sendo geridas ao mesmo tempo, principalmente públicas. Dentre as obras estão: Restauração de Rodovias, Implantação Rodoviária, PCH’S, Usinas Eólicas, Aeroportos, Infra Estrutura Industrial, Usinagem e Comercialização de Asfalto. Atualmente, tem sua participação de mercado focada nos estados do Paraná e Santa Catarina.
A importância e os impactos que os dados que vem do campo tem para:
➡️ OS APONTADORES
Os apontadores são os responsáveis por de fato gerarem os dados. Patrícia (Analista de Engenharia da Dalba) menciona que diariamente, quando estavam no trecho, os apontadores anotavam tudo em papel e caneta. Depois, quando sobrava tempo no trecho, ou quando chegavam no alojamento, tinham que repassar todos os dados a limpo e refazer todos os cálculos até conseguirem fechar a massa. Assim, os principais problema que os apontadores enfrentavam resumem-se em:
- Perda de tempo repassando dados a limpo;
- Cálculos manuais e
- Atrasos na rotina.
➡️ A SALA TÉCNICA
Além dos apontadores, a sala técnica também era muito afetada por causa do processo manual, já que isso impactava diretamente na comunicação entre campo e escritório. Assim, para Patrícia, os principais problemas eram:
- Problemas na comunicação campo-escritório;
- Perda de tempo redigitando e corrigindo os dados e
- Não confiabilidade dos dados que vinham do campo.
➡️ O SETOR DE PLANEJAMENTO DA OBRA
Segundo Pedro Refosco (Coordenador de Planejamento de Obras da Dalba Engenharia), a principal matéria prima para o setor de planejamento são os dados. Mas, esse era justamente o principal desafio na apropriação de serviços: o compartilhamento de dados de um setor para outro, já que o método de passar dados do campo para o escritório era muito “arcaico”. Com isso, tinham como consequência:
- Despadronização e descentralização dos dados;
- Demora na tomada de decisão;
- Execução das obras não padronizadas e comprometimento da qualidade e
- Atrasos nas obras.
➡️ A DIRETORIA E GESTORES
A diretoria e os gestores (da obra e de contrato), tem como responsabilidade analisar os relatórios de produção e faturamento das obras. Dependendo de como está indo a produção, essa análise pode ser feita diariamente ou semanalmente. Patrícia menciona que antes do sistema, quando os gestores ou a diretoria solicitavam o relatório de faturamento da obra do dia anterior, eles recebiam o relatório uns 2 ou 3 dias depois, ou seja, não recebiam na hora, pois existia um fluxo de atividades a ser seguido para que esses relatórios fossem gerados:
1- O apontador registrava os dados de apontamento no trecho em papel e caneta;
2- Os dados chegavam no próximo dia para a sala técnica;
3- A sala técnica recebia, organizava, redigitalizava em uma planilha e gerava o relatório para acompanhamento de produção e de faturamento da obra;
4- Os gestores e diretoria recebiam e analisavam o relatório.
Como consequência desse fluxo, enfrentavam alguns problemas, como:
- Se os gestores e diretoria quisessem de fato o relatório da obra do dia anterior, a sala técnica precisava gerar os relatórios com estimativas de produção e faturamento, já que não tinha precisão dos dados;
- Não sabiam de fato como a produção e faturamento da obra estavam;
- Demoravam na tomada de decisão.
Sabendo que o processo manual que adotavam impactava em todos os setores da Dalba, resolveram fechar uma parceria com a Kartado em 2020 e solucionar esses problemas.
Confira os benefícios e resultados dessa parceria de sucesso ⬇️
Benefícios da digitalização para:
➡️ OS APONTADORES
Patrícia menciona que agora os apontadores conseguem registrar os dados e calcular automaticamente direto no aplicativo da Kartado. Assim, isso facilita e otimiza o tempo dos apontadores ao enviarem os dados para o escritório. Como consequência, conseguem estar com a rotina sempre em dia.
➡️ A SALA TÉCNICA
Para a sala técnica, Patrícia menciona que o sistema traz diversos benefícios, mas os principais são a otimização do tempo e confiabilidade dos dados.
➡️ O SETOR DE PLANEJAMENTO
Para Pedro, o principal benefício para o setor de planejamento é ter os dados centralizados, padronizados e organizados, permitindo analisá-los de forma ágil. Além disso, o sistema também economiza tempo e facilita no processo de compartilhamento de dados de um setor para outro. Em suma, fica mais rápido saber se o planejamento está sendo seguido, o que acelera ainda mais a tomada de decisões.
➡️ A DIRETORIA E GESTORES
Patrícia menciona que para a diretoria e para os gestores, o principal benefício é ter os relatórios de forma mais rápida, podendo analisar até mesmo os relatórios do dia. Outros benefícios mencionados são: custo benefício e empresa competitiva frente aos concorrentes por causa da tecnologia.
Resultados
E foi assim que a Dalba Engenharia:

Conclusão
De forma resumida, o Sistema da Kartado permite unir todas as frentes de trabalho e ter os dados praticamente em tempo real, deixando todos os setores na mesma página.
Se você identificou que a sua empresa enfrenta problemas como os que a Dalba Engenharia enfrentava, a Kartado pode te ajudar!
Mais alguns benefícios da Kartado:
- Redução do tempo e custo operacional e gerencial;
- Aumento da produtividade;
- Formulários personalizados de acordo com a realidade e necessidade da empresa;
- Não precisa de sinal de Internet para registrar os dados;
- App leve e de fácil entendimento;
- Programação de serviços e levantamentos em poucos cliques;
- Assertividade e rapidez na tomada de decisão;
- Entre outros.
Quer resultados assim para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo ⬇️