A gestão de ativos e manutenção 4.0 é extremamente importante para empresas de infraestrutura. É preciso monitorar, conservar e, quando necessário, realizar a substituição dos elementos. Tenha as informações sobre os ativos organizados e aperfeiçoe sua gestão.
Para uma gestão de ativos e manutenção 4.0 é necessário o cadastro dos ativos em um inventário centralizado e atualizado. A partir desse inventário, é possível definir o plano de monitoração dos elementos para aferir as características e a qualidade de cada ativo.
Com o relatório de monitoramento em mãos, é possível definir o plano de ação das recuperações e manutenções necessárias para cada ativo.
Inventário descentralizado
Histórico desatualizado
Tempo elevado para geração de relatórios
Falta de previsibilidade no monitoramento de ativos
Sem um sistema digital, esse acompanhamento se torna complexo.
Afinal, tanto o inventário, quanto o monitoramento e o plano de manutenção dos ativos é feito de forma manual com papel e caneta no campo e planilhas no escritório.
Gerenciar os ativos de infraestrutura de forma manual gera morosidade na elaboração dos relatórios, dificulta o planejamento de ações preventivas e falta de clareza quanto aos pontos que necessitam mais atenção.
Como resolvemos?
Com a Kartado, o cadastro dos ativos é armazenado em um inventário digital com acesso em sistema web e aplicativo mobile. O cadastro dos ativos pode ser feito via importação de planilhas e pelo aplicativo em campo, mesmo que sem conexão com a internet.
Centralização no sistema
Todas as características e parâmetros dos ativos ficam armazenados no sistema. A partir disso, é possível programar as inspeções para que as equipes de campo preencham as fichas de monitoração no aplicativo mobile, sem necessidade de retrabalho na elaboração dos relatórios.
Visualização completa
Todas as fichas são enviadas para o sistema web já vinculada a cada ativo. Assim, os gestores conseguem visualizar o histórico de inspeções de cada ativo e planejar as atividades de manutenção daqueles que tiverem alguma necessidade.
Redução de custo
Dessa forma, os gestores podem analisar a recorrência de intervenções de cada elemento e criar planos de ações preventivas reduzindo o custo de OPEX no médio e longo prazo.
Inventário digital e atualizado
Previsibilidade e segurança no monitoramento de ativos
Fichas de monitoração digitais
Histórico de intervenções vinculadas aos ativos
Saiba mais sobre a importância da gestão de ativos e manutenção 4.0