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Gestão de serviços: o que é, como fazer, melhores apps e guia completo

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A gestão de serviços teve suas raízes na revolução industrial, mas ganhou proeminência durante a segunda metade do século XX, quando a economia global começou a dar mais ênfase aos serviços do que à produção industrial. 

A necessidade de otimizar operações, melhorar a qualidade e aumentar a satisfação do cliente tornou a gestão de serviços uma disciplina necessária. 

Com o advento das tecnologias de informação e a globalização, essa área vem ganhando cada vez mais importância. A gestão de serviços agora é vital para empresas em diversos setores, incluindo saúde, educação, TI e, claro, infraestrutura e engenharia, contribuindo significativamente para a capacidade produtiva das instituições. 

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos e entender como implementar estratégias de gestão de serviços em sua organização, confira este artigo preparado pela Kartado! 

O que é gestão de serviços?

Gestão de serviços é um conjunto de práticas destinadas a otimizar a entrega de serviços, seja em setores como saúde, tecnologia da informação, educação ou serviços de campo, que é o foco da Kartado. 

O objetivo é garantir que todos os recursos envolvidos na prestação de um serviço, incluindo pessoas, processos e tecnologias, estejam alinhados para oferecer valor ao cliente. 

Enquanto isso, a gestão de serviços de campo, em particular, lida com a coordenação de atividades que os funcionários realizam fora da empresa, como instalações, manutenção e reparos. 

Para que serve a gestão de serviços?

A gestão de serviços serve vários propósitos críticos. Em primeiro lugar, visa melhorar a qualidade do serviço entregue ao cliente. Isso é conseguido através de uma série de processos bem definidos e métricas de desempenho que ajudam a identificar áreas para melhorias. 

Em segundo lugar, a gestão de serviços ajuda na otimização dos recursos, garantindo que pessoas e equipamentos sejam utilizados da forma mais eficiente possível. O que é super importante na gestão de serviços de campo, onde recursos como tempo e deslocamento são fatores críticos para o sucesso.

No contexto da gestão de serviços de campo, a Kartado busca maximizar a eficiência operacional, minimizar os custos e garantir que os serviços sejam prestados dentro dos padrões de qualidade e tempo. 

Por isso, desenvolvemos um aplicativo para registros em campo na área de infraestrutura e engenharia, com direito a diário de campo e muitas funcionalidades para melhorar a gestão e produtividade dos projetos. 

Enfim… conforme vimos até o momento, a gestão de serviços, e mais especificamente a gestão de serviços de campo, serve para harmonizar e otimizar todas as atividades relacionadas à prestação de serviços, desde o planejamento e alocação de recursos até a entrega final. Resultando em um serviço de melhor qualidade, eficiência operacional e maior retorno. 

Qual melhor aplicativo para gestão de serviços?

Fundada em 2017, a Kartado rapidamente se estabeleceu como uma líder em soluções tecnológicas para o setor de infraestrutura e engenharia, com um foco especial na gestão de serviços de campo

Reconhecendo os desafios únicos enfrentados por empresas e profissionais que operam em ambientes de campo, como obras rodoviárias e outros projetos de infraestrutura, a Kartado desenvolveu um aplicativo dedicado que atende a essas necessidades.

Nossa plataforma para serviços de campo oferece uma plataforma unificada onde todas as informações relativas a diversos projetos podem ser centralizadas, organizadas e acessadas em tempo real. Isso vai desde a alocação de recursos até o monitoramento de custos, prazos e qualidade. 

App para gestão de obras | Software | Plataforma

Além disso, o aplicativo inclui uma funcionalidade de diário de obra, permitindo que as equipes registrem atividades diárias, ocorrências e atualizações de forma eficiente, contribuindo para a transparência e a accountability em todos os níveis da organização.

Em um mercado cada vez mais dinâmico, a capacidade de gerir projetos de campo é uma exigência. A Kartado oferece uma solução completa que não apenas simplifica a gestão de serviços de campo, mas também potencializa a produtividade e redução de tempo tanto das equipes de campo quanto do escritório.

Benefícios de fazer a gestão de serviços

Confira, abaixo, a lista que a Kartado separou com as principais vantagens da gestão de serviços

Melhoria na satisfação do cliente

A gestão de serviços de campo é vital para projetos em rodovias e infraestrutura, não apenas por suas implicações logísticas, mas também pela satisfação do cliente. Um serviço bem executado significa rodovias mais seguras, menos congestionadas e mais duradouras. 

Isso, por sua vez, aumenta a satisfação dos usuários, que são os clientes finais desses serviços. Utilizar ferramentas tecnológicas como aplicativos e sistemas de acompanhamento em tempo real permite que a empresa ofereça informações atualizadas sobre o acompanhamento de projetos e manutenções previstas em contrato com os órgãos reguladores. 

Aumento da eficiência operacional

Otimizar o uso de recursos, tanto materiais quanto humanos, significa a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Uma boa gestão de serviços de campo possibilita o melhor alinhamento entre as equipes, as tarefas a serem realizadas e os recursos disponíveis. 

Assegura-se assim que os trabalhos em campo sejam realizados de forma mais ágil, dentro dos padrões de qualidade e segurança requeridos.

A utilização de tecnologias avançadas como sistemas de GPS, aplicativos para registros e outras ferramentas digitais contribui para esse processo. Essas tecnologias permitem um monitoramento em tempo real das atividades!

Maior competitividade no mercado

A concorrência no setor de construção de rodovias é intensa. Empresas que adotam uma gestão de serviços de campo têm uma clara vantagem competitiva.

Redução de custos

Uma gestão prática e centralizada dos serviços de campo contribui significativamente para a redução de custos. Ao otimizar o uso de recursos e melhorar a eficiência operacional, é possível minimizar despesas relacionadas a desperdícios de materiais, horas extras e retrabalhos, crucial em projetos de grande escala, como é o caso de muitas obras rodoviárias.

As economias geradas são então reinvestidas em outras áreas, como treinamento de equipe, aquisição de tecnologias mais avançadas ou até mesmo na expansão para novos mercados. 

A redução de custos, portanto, não só beneficia a empresa em termos de rentabilidade, mas também lhe dá a flexibilidade para investir em áreas que contribuirão para o seu crescimento a longo prazo.

Maior inovação

O setor rodoviário é uma área que beneficia inovação, especialmente quando se trata de gestão de serviços de campo. Inovações tecnológicas como o uso de drones para inspeção, sensores IoT para monitoramento de condições da estrada, ou aplicativos para rastreamento de equipamentos e equipes transforma por completo a forma como as operações de campo são gerenciadas. 

A adoção dessas tecnologias não apenas moderniza a abordagem tradicional, mas também possibilita novas formas de solucionar problemas complexos, específicos ao desenvolvimento e manutenção de rodovias.

A implementação de inovações é mais suave quando realizada com uma boa gestão de serviços de campo. Ao coletar dados e informações em tempo real, gestores identificam rapidamente áreas onde novas soluções podem ser aplicadas. Justamente por isso a importância de um software para gestão de serviços como da Kartado!

Melhoria na tomada de decisões

A gestão de serviços de campo é muito importante para melhorar a tomada de decisões em projetos rodoviários. Com dados em tempo real e informações atualizadas, os gestores tomam decisões mais informadas que afetam tudo, desde a alocação de recursos até a programação de manutenção e reparos. 

O uso de tecnologia moderna para coletar e analisar dados permite uma visão mais clara do andamento do projeto, ajudando a identificar gargalos, ineficiências ou outras áreas que exigem atenção imediata.

Essa capacidade de tomar decisões informadas tem um efeito cascata em todas as áreas do projeto. Ajuda a prevenir erros caros, melhora a eficiência e pode até mesmo contribuir para a segurança geral da obra e dos trabalhadores envolvidos. 

Em um ambiente tão complexo e multifacetado como o de construção e manutenção de rodovias, a tomada de decisões melhorada é muito necessária. 

Aumento da fidelização de clientes

Em qualquer setor, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso a longo prazo, e o setor rodoviário não é exceção. Realizar a gestão de serviços de campo assegura que os projetos sejam concluídos a tempo, dentro do orçamento e de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos em contrato. 

Como fazer gestão de serviços?

Confira, abaixo, algumas dicas que a Kartado separou de como fazer gestão de serviços para as suas obras. 

Software para gestão de serviços e obras

A tecnologia é uma aliada na gestão de serviços, especialmente em setores como construção e manutenção. Um aplicativo especializado em gestão de serviços e obras centraliza informações, automatiza tarefas e fornece dados em tempo real para melhor tomada de decisões. 

Esse tipo de plataforma pode rastrear o andamento dos projetos, gerenciar estoques de materiais, e até mesmo coordenar equipes de campo, tornando o gerenciamento mais transparente e objetivo, além de rápido!

Utilizar um app significa também que você pode acessar informações a qualquer momento e de qualquer lugar, vital para manter a flexibilidade em projetos que frequentemente estão sujeitos a mudanças rápidas e inesperadas. 

Estabeleça metas

Definir objetivos principais é um dos passos iniciais para qualquer projeto bem-sucedido. No contexto da gestão de serviços, essas metas variam desde prazos de conclusão, custos totais, padrões de qualidade, até índices de satisfação do cliente. Ter metas bem definidas fornece um foco para a equipe e serve como um critério de medida para o desempenho do projeto.

Além disso, as metas fornecem um senso de direção e prioridade. Ajudam a equipe a entender o que é mais crítico para o sucesso do projeto, permitindo que os recursos sejam alocados da melhor forma.  

Defina processos

O próximo passo na efetiva gestão de serviços é estabelecer processos, como mapear todas as atividades necessárias para atingir as metas estabelecidas, desde o planejamento inicial até a execução e a revisão. 

Definir esses processos com antecedência permite que a equipe economize tempo e recursos, eliminando tarefas redundantes e focando no que realmente importa. E isso também pode ser centralizado com um software, sabe?

Uma estratégia é implementar fluxos de trabalho automatizados sempre que possível. Isso não apenas acelera as operações mas também reduz a margem de erro, principalmente em tarefas repetitivas. 

A eficiência processual é uma das chaves para manter os custos baixos e a qualidade alta, fatores que, por sua vez, contribuem para a satisfação do cliente.

Capacite a equipe

Um dos elementos mais importantes, mas frequentemente negligenciados, da gestão de serviços,  é o treinamento e desenvolvimento da equipe. Um time bem treinado não apenas executa suas tarefas da melhor forma, mas também é mais adaptável a mudanças e melhor em resolver problemas. 

Invista em treinamentos regulares, workshops e talvez até em cursos de certificação para garantir que sua equipe esteja sempre atualizada com as melhores práticas e tecnologias da indústria.

A capacitação não deve ser vista apenas como um custo, mas como um investimento que paga dividendos na forma de maior rapidez, menos erros e produtividade. Uma equipe capacitada também é mais engajada, levando a uma retenção de funcionários mais elevada e, por consequência, a uma continuidade e consistência muito necessárias em projetos de longo prazo.

Use tecnologia a seu favor

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a tecnologia tem se mostrado uma aliada imprescindível na gestão de serviços. Ferramentas tecnológicas como aplicativos de gestão, softwares de análise de dados e plataformas CRM oferecem processos ágeis e tornando as operações mais práticas. 

Por exemplo, um sistema bem implementado pode automatizar agendamentos, emitir lembretes, rastrear a utilização de recursos e até prever futuras demandas.

O uso da tecnologia também pode se estender para a coleta e análise de dados. O acesso a dados em tempo real transforma todo o processo, permitindo que você reaja a problemas e identifique oportunidades com maior precisão.  

Avalie e ajuste continuamente

A gestão de serviços não é uma atividade única; é um processo contínuo que exige avaliação e ajustes regulares. 

Estabeleça métricas claras e avalie o desempenho regularmente, seja semanal, mensal ou anualmente, dependendo das necessidades e dos indicadores avaliados. Ajustes podem ser tão simples quanto alterar um processo interno ou tão significativos quanto uma reformulação completa do serviço.

Monitore métricas de desempenho

As métricas de desempenho oferecem uma visão quantificada do sucesso. Essas podem variar de tempos de resposta e taxas de resolução até índices de satisfação do cliente e ROI. Esses números não apenas mostram onde você está agora, mas também ajudam a traçar um caminho para onde você quer estar no futuro.

Priorize a qualidade

A qualidade é a chave para a satisfação do cliente e, em última instância, para o sucesso do negócio. Portanto, a empresa deve investir em treinamento de equipe, equipamentos de alta qualidade e processos bem definidos para assegurar que os serviços prestados atendam ou superem as expectativas.

Conclusão

Enfim, conforme vimos até aqui, a gestão de serviços é uma área super importante, mas muitas vezes negligenciada, especialmente em setores como o rodoviário e de infraestrutura.

É aqui que a Kartado entra em cena. Fundada em 2017, a Kartado oferece soluções tecnológicas para a gestão de serviços de campo, especialmente no setor de infraestrutura. Com a nossa plataforma, é possível centralizar todos os seus projetos de obras de infraestrutura em um único aplicativo, facilitando a comunicação e melhorando o operacional. 

A abordagem baseada em dados da Kartado não só garante uma maior produtividade na gestão dos serviços, mas também possibilita ações mais estratégicas, sempre baseadas em dados cadastrados no sistema. 

Entre as principais dicas para uma gestão com resultados, destacamos a importância do uso da tecnologia para otimizar operações, como o software para gestão de serviços, e a coleta de feedback dos clientes para aprimorar os serviços. 

A avaliação e os ajustes contínuos são necessários para manter-se competitivo, enquanto o monitoramento de métricas de desempenho e a priorização da qualidade asseguram a excelência no serviço prestado.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o que é gestão de serviços e qual a sua importância? Comente conosco e, claro, não esqueça de compartilhar este conteúdo com a sua rede!

A plataforma ideal de gestão de serviços em campo

Com a plataforma de gestão de ativos, recursos e serviços da Kartado, você tem ao seu dispor todas essas vantagens personalizadas para o seu negócio. Além de ter o controle total das suas atividades em campo! Com nosso sistema web, você recebe informações atualizadas em tempo real e emite relatório com facilidade, tornando a gestão do seu negócio muito mais eficiente e organizada. 

Invista no sucesso da sua empresa com a Kartado e venha ser um case de sucesso em relação à melhoria de produtividade, organização e eficiência.  

Fale conosco, estamos à disposição para lhe ajudar.

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