No dia 29 de setembro de 2023, acontecerá o leilão do Lote 02 – Paraná, que concede à administração de ente privado a extensão de 604,16 km de rodovias. Há a previsão de investimentos na casa de R$17,3 bilhões de reais, um contrato de 30 anos e estimativa de geração de 110.049 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
Conteúdo:
ToggleQuais obras estão previstas no contrato do Lote 02 – Paraná?
Com mais de 350 km de duplicações previstas, 138,7 km de faixas adicionais, 73 km de vias marginas, 52 passarelas, 119 dispositivos, 72 km de ciclovias e inúmeros outros investimentos, a concessão será uma das maiores do país em investimentos a serem realizados.
O PER (Programa de Exploração da Rodovia) apresenta a malha a ser concedida, obras obrigatórias, itens operacionais que serão implantados, características dos serviços de conservação e manutenção, relatórios de monitoramento, gestão ambiental e outros.
Informações sobre o segmento a ser concedido
O contrato prevê a administração de 604,16 km de rodovias, sendo estas:
Malha Norte:
- BR-153/PR (51,99 km)
- BR-369/PR (78,59 km)
- PR-092 (128,99 km)
- PR-151 (142,85 km)
- PR-239 (12,52 km)
- PR-855 (8,77 km)
Malha Sul:
- BR-277/PR (95,13 km)
- PR-411 (13,05 km)
- PR-407 (18,85 km)
- PR-408 (21,56 km)
- PR-508 (31,21 km)
- PR-804 (2,72 km)
Como será realizado o Leilão do Lote 02 – Paraná?
O leilão acontecerá na sexta-feira, 29 de setembro, e o vencedor será aquele que oferecer maior desconto na tarifa do pedágio. Este desconto tem aporte de recursos proporcional ao desconto oferecido, como apresentado na tabela a seguir:
Como referência para o leilão do Lote 02 – Paraná, no mês passado houve o leilão do Lote 01 – Paraná, sendo disputado pelo grupo Pátria Investimentos (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) e o Consórcio Infraestrutura PR (Equipav e fundo de investimento Perfin Voyager). O vencedor na ocasião foi o Pátria com um desconto de 18,25% sobre o valor da tarifa.
O que prevê o PER sobre o Sistema OPERACIONAL do Lote 02 – Paraná?
O PER indica quantidades mínimas das instalações e equipamentos e trechos operacionais. Aos olhos de leigos as questões operacionais podem não influenciar tanto na condição de capacidade das vias, mas não há o que se discutir quanto a importância do setor operacional. O nível de serviço oferecido por uma concessionária impacta diretamente no investimento de valor/km.
O valor de uma tarifa está diretamente associado às intervenções obrigatórias, volume de tráfego, tipo de prestação de serviços e outros.
No caso do leilão do Lote 02 – Paraná teremos o vencedor do certame a empresa que oferecer o maior desconto de tarifa, acompanhado do aporte.
Abaixo estão listados alguns dados operacionais a serem atendidos dentro da concessão:
- 1 CCO – Centro de Controle Operacional;
- 12 SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário;
- 7 Praças de Pedágio;
- 6 Postos de Pesagem Veicular;
- 2 PPD – Ponto de Parada de Descanso;
- 15 Inspeções de Tráfego;
- 7 Guinchos leves;
- 5 Guinchos pesados;
- 60 SAT – Sistema de Análise de Tráfego;
- 515 CFTV – Circuito Fechado de TV;
- 38 SCV – Sistema de Controle de Velocidade;
- 12 Totem de Autoatendimento.
Autor: Lucas Alves Ribeiro
“Todo investimento em Infraestrutura Rodoviária garante oportunidades (saúde, lazer, educação, trabalho e outros) a sociedade. Devemos enxergar com bons olhos estes projetos de longo prazo e aproveitarmos todos nossos direitos.”
Eng. Lucas Ribeiro
Engenheiro Lucas Alves Ribeiro |
Engenheiro de Projetos – EIXO SP |
Responsável pela página @rodo.vias |
Colunista do tema Rodovias no Blog da Engenharia |
Contatos: lucasribeiroengenharia@gmail.com / (37) 99875-9668 |