A BR-364, oficialmente denominada Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, é uma importante rodovia diagonal do Brasil, estendendo-se por 4.230 km. Ela inicia em Cordeirópolis, São Paulo, e termina em Mâncio Lima, Acre, atravessando estados como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.
Atualmente, a rodovia é usada principalmente para o escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste do país, ligando áreas agrícolas e industriais aos principais mercados.
Historicamente, antes da construção da BR-364, o transporte para regiões como Porto Velho era limitado a ferrovia, balsa ou avião. A construção da rodovia, iniciada em 1960 durante o governo de Juscelino Kubitschek, foi um marco para a integração do oeste brasileiro. O trecho entre Cuiabá e Porto Velho foi asfaltado somente em 1983, facilitando a conexão e o desenvolvimento da região.
A BR-364 atravessa diversos municípios importantes. Em São Paulo, passa por cidades como Araraquara, São Carlos e Rio Claro. Em Mato Grosso, a rodovia cruza Rondonópolis e Cuiabá, enquanto em Rondônia, ela passa por Ji-Paraná e Porto Velho. No Acre, a rodovia conecta municípios como Rio Branco, Feijó e Cruzeiro do Sul.
A rodovia tem enfrentado desafios, principalmente no Acre, onde a conclusão das obras é dificultada por problemas climáticos e embargos ambientais. A BR-364 corta parques ambientais e terras indígenas, o que exige cuidados especiais durante a construção e manutenção. No entanto, os esforços do governo federal e estadual continuam, com a expectativa de concluir a pavimentação completa da rodovia nos próximos anos.
Diversos trechos da BR-364 foram duplicados para melhorar o fluxo de tráfego e aumentar a segurança. Em Rondônia, a duplicação entre Candeias do Jamari e Porto Velho foi concluída, incluindo a construção de uma nova ponte sobre o Rio Candeias do Jamari. Em Mato Grosso, a duplicação entre Cuiabá e Rondonópolis foi finalizada em 2021, melhorando significativamente a infraestrutura da região.
Abaixo, a Kartado falará um pouco mais sobre a BR 364.
Conteúdo:
ToggleOnde começa e onde termina a BR-364?
A BR-364 é uma rodovia diagonal de grande extensão no Brasil, começando em Cordeirópolis, São Paulo, no km 153 da SP-330. A partir deste ponto, ela adentra a SP-310 até o km 292, onde entra na SP-326 e segue até a divisa com Minas Gerais.
De Minas Gerais, a rodovia continua por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, terminando em Mâncio Lima, no extremo oeste do Acre, na Rua José de Abreu. Portanto, a BR-364 percorre uma trajetória significativa de leste a oeste, ligando Cordeirópolis, em São Paulo, a Mâncio Lima, no Acre.
Qual o trecho da BR-364?
A BR-364 percorre uma extensão total de 4.230 km, atravessando diversos estados brasileiros. Ela começa em Cordeirópolis, São Paulo, passa pela divisa com Minas Gerais, e continua por Goiás, Mato Grosso, Rondônia, até alcançar o Acre.
Especificamente, dentro de São Paulo, ela é conhecida como Rodovia Washington Luís (SP-310) até o km 293, depois segue pela Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) até a divisa com Minas Gerais.
No Mato Grosso, a rodovia se inicia no município de Alto Araguaia e se estende até Rondônia. Em Rondônia, ela atravessa importantes municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, até alcançar o Acre. No Acre, ela passa por cidades como Rio Branco, Feijó e Tarauacá, terminando em Mâncio Lima.
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Qual a importância da BR-364 para Rondônia?
A BR-364 é muito importante para o estado de Rondônia, pois é a principal via de escoamento da produção agrícola da região. Este corredor logístico conecta o oeste de Mato Grosso a Rondônia e ao Acre, facilitando o transporte de grãos, especialmente soja e milho, para exportação através do Porto de Porto Velho.
A rodovia suporta o transporte de mercadorias e promove o desenvolvimento econômico e social da região, proporcionando melhor acesso e mobilidade para os habitantes.
Além disso, a BR-364 é necessária para a integração regional, conectando várias cidades importantes dentro de Rondônia e ligando o estado ao resto do país. A melhoria e manutenção desta rodovia são cruciais para a segurança dos usuários e para a eficiência do transporte de cargas.
Quantos estados a BR-364 passa?
A BR-364 atravessa um total de cinco estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Iniciando em São Paulo, a rodovia passa por Minas Gerais, onde atravessa cidades como Gurinhatã e Campina Verde.
Em Goiás, ela passa por municípios como São Simão e Jataí. No Mato Grosso, a rodovia atravessa importantes cidades como Rondonópolis e Cuiabá.
Em Rondônia, ela se estende por municípios significativos como Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, e finalmente, no Acre, passa por cidades como Rio Branco, Feijó e Tarauacá, terminando em Mâncio Lima.
Essa abrangência faz da BR-364 uma das rodovias mais importantes do interior do Brasil, facilitando a interligação e o desenvolvimento das regiões que atravessa.
Projeto de concessão da BR-364 em Rondônia é encaminhado ao TCU
O Ministério dos Transportes do Brasil encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) o plano de outorga da BR-364/RO, marcando a primeira concessão de uma rodovia federal em Rondônia. O trecho de 729 km entre Porto Velho e Vilhena serve para o escoamento de grãos do Arco Norte, com uma estimativa de movimentação de 12 milhões de toneladas de grãos em 2024.
A concessão prevê R$ 10,5 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, sendo R$ 7 bilhões destinados a obras, incluindo a duplicação de 113 km, e R$ 4 bilhões para serviços operacionais. O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a concessão trará mais segurança e desenvolvimento para a região, com a expectativa de que o projeto vá a leilão no segundo semestre, após a apreciação pelo TCU.
Além da BR-364, o Ministério dos Transportes também enviou ao TCU o projeto de concessão da Rota Verde, formada pelos trechos das BR-060/452/GO em Goiás. Este trecho de 426,2 km liga Rio Verde, Goiânia e Itumbiara, passando por 26 municípios e beneficiando mais de 2 milhões de habitantes.
O projeto prevê cerca de R$ 4 bilhões em novas obras e R$ 3 bilhões para serviços operacionais, incluindo duplicações, faixas adicionais, dispositivos de interseção e pontos de parada para caminhoneiros. A expectativa é de gerar quase 45 mil empregos diretos e indiretos.
Com a aprovação pelo TCU, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançará o edital no primeiro semestre de 2024, com o leilão previsto para ocorrer ainda neste ano. Estas concessões são vistas como passos importantes para fortalecer a infraestrutura de transportes no Brasil, reduzindo custos de transporte, melhorando a segurança e promovendo o desenvolvimento econômico regional.
Próximos passos
O Ministério dos Transportes agora analisará o relatório aprovado pela ANTT. Após essa análise, o projeto será avaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Dependendo da decisão do TCU, o edital de concessão poderá ser lançado ainda em 2024. Se o trecho for privatizado, a responsabilidade pela manutenção, construção e operação da rodovia será transferida para uma empresa privada, que poderá cobrar pedágios para custear esses serviços.
Impacto da concessão
Se a concessão for efetivada, a empresa privada responsável pela rodovia terá que investir em obras e manutenção, melhorando a qualidade da infraestrutura e a segurança dos usuários. Estão previstos R$ 7 bilhões em obras, incluindo a duplicação de trechos e a construção de novas vias, além de R$ 4 bilhões para serviços operacionais.
Essa concessão promete trazer mais segurança e desenvolvimento para a região, facilitando o escoamento de grãos e outros produtos agrícolas, especialmente soja e milho, que são transportados para exportação através do Porto de Porto Velho.
Rota Verde
Além da BR-364, a ANTT também aprovou a concessão da Rota Verde, formada pelos trechos das BR-060/452/GO, em Goiás. Este trecho de 426,2 km liga Rio Verde, Goiânia e Itumbiara, beneficiando mais de 2 milhões de habitantes em 26 municípios.
O projeto prevê cerca de R$ 4 bilhões em novas obras e R$ 3 bilhões para serviços operacionais, incluindo duplicações, faixas adicionais e pontos de parada para caminhoneiros. A expectativa é que o edital seja lançado pela ANTT no primeiro semestre de 2024, com o leilão ocorrendo ainda neste ano.
Benefícios esperados
A concessão dessas rodovias deverá gerar quase 45 mil empregos diretos e indiretos, além de melhorar a infraestrutura de transporte no Brasil. A melhoria das estradas reduzirá os custos de transporte, aumentará a segurança e promoverá o desenvolvimento econômico regional.
Com melhores estradas, o tempo de viagem será reduzido, e o transporte de cargas e passageiros se tornará mais eficiente, beneficiando tanto os moradores locais quanto a economia nacional.
A concessão da BR-364 e da Rota Verde representa um passo importante para a modernização da infraestrutura de transporte no Brasil. Ao transferir a gestão dessas rodovias para a iniciativa privada, espera-se um aumento significativo na qualidade das estradas e na segurança dos usuários, além de um impulso ao desenvolvimento econômico das regiões afetadas.
A aprovação pelo TCU e o lançamento dos editais são os próximos passos críticos para a concretização desses projetos.
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Mapa da BR 364
Confira, abaixo, o mapa da BR 364.
Qual o objetivo da construção da BR-364?
A construção da BR-364 teve como principal objetivo promover a integração nacional e o desenvolvimento regional, especialmente das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Iniciada em 1960, a rodovia foi concebida para facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial, além de fomentar a ocupação e o desenvolvimento econômico das áreas por onde passa.
A BR-364 conecta importantes polos de produção, permitindo o transporte eficiente de commodities agrícolas como soja, milho e farelo de soja, que são escoadas principalmente pelo Porto Velho, em Rondônia. Esta rodovia é crucial para o Arco Norte, uma rota estratégica para exportação via os rios Madeira e Amazonas, reduzindo os custos logísticos e melhorando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.
Além de seu papel econômico, a BR-364 desempenha uma função social significativa, proporcionando acesso a serviços básicos e facilitando a mobilidade das populações locais. A rodovia atravessa diversos estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, conectando cidades e comunidades isoladas, promovendo a integração social e o acesso a oportunidades de emprego e renda.
Curiosidades sobre a BR 364
A BR-364 é uma das rodovias mais importantes do Brasil, atuando na conexão de diversas regiões do país, especialmente as regiões Norte e Centro-Oeste. Com uma extensão de aproximadamente 4.230 km, a rodovia atravessa seis estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
A BR-364 foi idealizada durante o governo de Juscelino Kubitschek, com o objetivo de integrar as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, que eram então de difícil acesso.
A construção começou em 1960, como parte do plano de metas do presidente, que visava desenvolver a infraestrutura do país e promover a integração nacional.
Primeiros desafios
Antes da construção da BR-364, as áreas que hoje são atendidas pela rodovia eram extremamente isoladas. Por exemplo, para chegar a Porto Velho, capital de Rondônia, era necessário utilizar a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ou viajar de balsa a partir de Manaus. A construção da rodovia enfrentou inúmeros desafios, incluindo terrenos difíceis e condições climáticas adversas.
Estados atravessados
A BR-364 atravessa seis estados brasileiros:
- São Paulo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Rondônia
- Acre
Principais cidades
Ao longo de seu trajeto, a BR-364 passa por diversas cidades importantes, como:
- Cordeirópolis (SP)
- Uberlândia (MG)
- Jataí (GO)
- Rondonópolis (MT)
- Cuiabá (MT)
- Porto Velho (RO)
- Rio Branco (AC)
Importância econômica
A BR-364 atua no escoamento de produtos agrícolas do Centro-Oeste e Norte do Brasil, incluindo soja, milho e farelo de soja. A rodovia facilita o transporte dessas commodities até os portos, especialmente o Porto Velho, de onde são exportadas para o mercado internacional.
Além de sua importância para o agronegócio, a BR-364 também contribui para o desenvolvimento econômico regional. Ela promove a integração entre cidades e estados, facilitando o comércio e a circulação de pessoas e mercadorias.
Desafios e problemas
Uma das principais críticas à BR-364 é a condição de alguns trechos, que frequentemente necessitam de reparos e manutenção. Problemas como buracos, falta de sinalização adequada e trechos não pavimentados representam riscos para motoristas e aumentam os custos de transporte.
A construção e manutenção da BR-364 também enfrentam desafios ambientais. A rodovia atravessa áreas sensíveis, incluindo parques ambientais e terras indígenas, o que requer cuidados especiais para minimizar os impactos negativos.
Existem diversos projetos em andamento para a melhoria da BR-364, incluindo a duplicação de alguns trechos. Essas obras visam aumentar a capacidade da rodovia, melhorar a segurança e reduzir os custos de transporte.
Concessões e parcerias
Recentemente, foi aprovado um projeto de concessão da BR-364, que permitirá que a iniciativa privada assuma a responsabilidade pela manutenção e operação de alguns trechos da rodovia. Espera-se que essa medida traga investimentos significativos e melhorias na infraestrutura.
Importância histórica
Além de sua função econômica e social, a BR-364 tem uma importância histórica significativa. Ela simboliza o esforço do Brasil para integrar regiões isoladas e promover o desenvolvimento nacional. A rodovia foi fundamental para a colonização e desenvolvimento de áreas que, até então, eram pouco exploradas.
Projetos de Infraestrutura
A BR-364 é palco de diversos projetos de infraestrutura inovadores, incluindo a construção de pontes, viadutos e contornos viários. Esses projetos visam modernizar a rodovia e torná-la mais eficiente e segura para os usuários.
A BR-364 atua, inclusive, na integração de comunidades isoladas, proporcionando acesso a serviços básicos como saúde e educação. A rodovia facilita a mobilidade das populações locais, conectando pequenas cidades e vilarejos a centros urbanos maiores.
Além de facilitar o transporte de mercadorias, a BR-364 oferece benefícios diretos para a população. Ela melhora a qualidade de vida ao proporcionar melhor acesso a mercados, empregos e serviços essenciais.
A BR-364 é uma rodovia de grande importância para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Sua construção e desenvolvimento ao longo dos anos refletem os esforços do país para integrar regiões isoladas e promover o crescimento econômico.
Apesar dos desafios e problemas, a BR-364 continua sendo uma artéria vital para o escoamento da produção agrícola e a mobilidade das populações locais. Com os projetos de melhoria e concessões em andamento, a expectativa é que a rodovia se torne ainda mais eficiente e segura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões que atravessa.
E então, mais alguma dúvida sobre a BR 364?